terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Centro Cultural do Fado abre em Coimbra

Intimamente ligado à cidade e às tradições académicas, o Fado de Coimbra tem as suas origens nos estudantes que, à noite nas ruas, quase às escuras; cantavam as serenatas acompanhados à guitarra portuguesa e à viola. Ainda hoje se mantém a tradição e o Fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico composto por calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta.
.
Sérgio Fonseca, gerente e cantor residente do Be Fado, diz-nos que “O Be Fado Coimbra pretende ser um pólo dinamizador do fado, com especial enfoque para o Fado de Coimbra. Este é um espaço aberto ao público de Coimbra e aos turistas, que irá também contribuir para a revitalização diurna e nocturna da baixa”.
.
Aberto das 09:00h às 00:00h, sete dias por semana, o Be Fado Coimbra oferece ao visitante uma loja com exposição e venda permanente de artigos relacionados com o Fado de Coimbra e com a cidade, um café concerto com três actuações diárias de grupos e cantores de fado, uma sala com serviço de catering onde serão servidas refeições e também decorrerão outros eventos como lançamento de livros e cd’s; e a quarta valência do espaço será o museu do traje académico. A partir de Abril, este Centro Cultural do Fado estará também dotado de uma esplanada na praça em frente ao edifício.
.
Com inauguração marcada para 14 de Fevereiro, exclusiva para convidados, o Be Fado Coimbra abre as portas ao público no dia seguinte e para 16 de Fevereiro, às 22:00h, está já agendo um concerto com o cantor Janita Salomé.
Enviado por Joaquim Pinho

1 Comentários:

Blogger Terra de Encanto disse...

Foi muito, muito bom, ler esta notícia. Há poucos espaços de Fado, em Coimbra. Este vem preencher o escasso leque de ofertas. Que bom!

24 de fevereiro de 2012 às 11:55  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial