segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Expo Guitarras de Coimbra

       O Município de Coimbra inaugura, na próxima quarta-feira (dia 16), às 21h00, no Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Guitarras de Coimbra”, ocasião que contará com um breve apontamento musical pelo Grupo de Fados Verdes Anos.
A exposição pretende, ainda que de forma modesta, prestar um tributo aos mais relevantes guitarristas e guitarreiros que, entre os meados do século XIX e a década de 70 do século XX, contribuíram, com devoção, esforço e maestria, para o reconhecimento e projecção da Guitarra de Coimbra.
Inclui a apresentação, inédita, de uma parte do espólio da oficina de Raul Simões, o último violeiro de Coimbra, adquirido nos anos 80 do século passado aos seus herdeiros pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o extinto IPPC e posteriormente estudado pelo Museu Nacional de Etnologia.
A exposição é o resultado da partilha de conhecimento e cedência de documentação e guitarras por parte de outras entidades/pessoas que colaboraram com a Divisão de Museologia do Município, tendo em vista a exposição que agora fica à disposição do público, designadamente, a Universidade de Coimbra, através do Museu Académico, a TC – Turismo de Coimbra E.M. e o guitarrista Jorge Gomes.
A memória de Carlos Paredes é, também, nesta ocasião, de novo evocada, pelo generoso legado com que honrou a cidade, e que agora é, de novo, exposto no Museu Municipal – Edifício Chiado e porque a 16 de Fevereiro se assinala o aniversário do nascimento do mestre da guitarra, nascido a 16 de Fevereiro de 1925, em Coimbra.
A exposição estará patente até ao dia 25 de Junho de 2011.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial