segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Gomes Alves - Carlos Valente



Belíssimas fotos de Gomes Alves da autoria de  Carlos Valente. Recebi-as com o seguinte comentário:
.
Tirei-as num convívio em Abril de 1969. Nessa altura pertencia ao CITAC e à Direcção da Secção Fotográfica da AAC. Tirei inúmeras fotografias, de tal modo que a maioria das imagens que hoje existem da Crise (estão na Biblioteca Geral da UC) foram trabalho da referida Secção e muito mais de metade foram tiradas por mim.

Mas, para além dessas, fui sempre fotografando o trabalho no CITAC, os convívios, Assembleias Magnas, etc. Eram imagens de natureza pessoal e não da Secção Fotográfica e por isso, ao contrário dessas cujos negativos se perderam, ficaram no meu arquivo pessoal e são absolutamente inéditas.
Tenho muito bem documentado o trabalho do CITAC entre 1968 e 1970 (encenadores: Ricard Salvat e J. C. Uviedo). O Gomes Alves bem como o Zé Nisa colaboraram com o Citac, o primeiro fundamentalmente no espectáculo "Brecht + Brecht" e o segundo também na criação das cantigas da peça "Alfonso Castelao e a sua época".
As canções de José Nisa com letras de Rosalia de Castro foram criadas para a referida peça e só mais tarde gravadas pelo Adriano Correia de Oliveira.

Só recentemente reparei que muitas das imagens desse meu arquivo ganharam um valor que eu não lhe dei na altura pois agora, muitas delas, eram documentos históricos. Ando aos poucos a digitalizá-las pois se calhar não tenho o direito de não as tornar públicas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial