segunda-feira, 1 de outubro de 2012

 
TERTÚLIAS ITINERANTES

Felgueiras homenageia Carlos Paredes

- Luísa Amaro encerra o evento no dia 14, na igreja de Airães

As Tertúlias Itinerantes, movimento cultural nascido em Felgueiras há menos de dois anos e que tem conhecido um crescente êxito e adesão do público, vai realizar, em Airães, naquele concelho, entre os dias 6 e 14, uma homenagem a Carlos Paredes, o mais proeminente mestre da guitarra portuguesa. A organização conta, como entidades parceiras, com a Junta de Freguesia local, a Rota do Românico e a Associação José Afonso.

O ponto alto da homenagem acontecerá pelas 16 horas do dia 14, segundo domingo deste mês, na igreja românica de Airães, com uma tertúlia-concerto, que contará com Luísa Amaro (que foi companheira de Carlos Paredes e conhecida guitarrista do panorama nacional), Henrique Fraga e Marco Matos (guitarristas da zona de Coimbra) e com o crítico musical Octávio Fonseca. A entrada é livre.

Esta homenagem, sem propósitos saudosistas, não pode nem deve resumir-se a uma sessão cultural, mas, em vez disso, a um projecto sincero de divulgação do Homem, do Cidadão e do Artista que foi (e é) Carlos Paredes, principalmente junto dos mais novos.

Assim sendo, a homenagem abrirá no dia 6 (próximo sábado), pelas 16 horas, no salão da Junta de Freguesia de Airães, com a inauguração de três certames: Artes Plásticas e Escrita Criativa À Volta de Carlos Paredes, elaborada pelas escolas básicas e secundarias do concelho, do Colégio Júlio Dinis (Porto), entre outras; uma segunda exposição de mais de 20 painéis (fotográfica e documental), da Associação José Afonso, sobre o mestre da guitarra; e uma mostra de pintura, por Margarida Santos, Helena Branco, Ângelo Vaz, Fátima Ferreira e Ricardo Campus.

Este momento será abrilhantado com poemas de Anabela Borges, Ângelo Vaz, José Carlos Pereira, Paulo César Gonçalves e Ricardo Campus, ditos pelos próprios. Participarão ainda os guitarristas felgueirenses Luciano e Sérgio Amorim.

Esta iniciativa conta com o apoio da Paróquia de Santa Maria de Airães, do IESF - Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Associação Nacional de Professores e, para além das escolas participantes na exposição, da Escola Profissional de Felgueiras.

Igreja de Airães - GPS: Latitude: 41º 18. 901’ N – Longitude: 8º 11.920’ W
 
Enviado por José Carlos Pereira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial