quarta-feira, 11 de maio de 2011

Muitos nunca conheceram e outros, por ventura, já não se lembrarão de uma grande voz do Fado de Coimbra que por cá andou nos anos 60 - o Gomes Alves - que era conhecido entre os amigos pelo "Piti". Foi, na altura, acompanhado por vários grupos, cantou muito com o Eduardo Melo, com o Francisco Martins, com o Hermínio Menino, com o Manuel Borralho, e outros. Ficou também, na memória dos seus amigos, como um dos mais bizarros humoristas da Academia, surpreendendo tudo e todos com a sua graça irreverente.
Tinha (e tem!) uma voz excelente com uns agudos lindíssimos e um modo de interpretar muito pessoal, muito expressivo.
Após a sua licenciatura em Direito, voltou para o norte e creio que reside actualmente em Guimarães. Há poucos anos ainda cantava com o Manuel Borralho e o José Ferraz.
Nesta foto, em 1968, estamos eu e ele, sem guitarrista, na República Baco, aguardando o poeta e músico Vinícius de Morais que veio, após um memorável espectáculo no Teatro Avenida, a esta República cear, beber, cantar e ouvir o Gomes Alves até o sol nascer!
Rui Pato

Nota: Também tive o privilégio de o acompanhar em alguns espetáculos. Octávio Sérgio

terça-feira, 10 de maio de 2011

Porque a liberdade...

Fotos da sessão "Porque a liberdade...", organizada pelo Instituto Miguel Torga e realizada no Café Santa Cruz, no passado dia 27 de Abril. O grupo Raízes de Coimbra esteve presente, com Rui Pato e Humberto Matias nas violas, Octávio Sérgio e Alcides Freixo nas guitarras e a cantar Rui Lucas, Mário Rovira e Heitor Lopes. Cantaram ainda como convidados, José Henrique Dias e José Mesquita.
São 277 fotos de Frederico Fonseca.


André Madeira, em Coimbra, para mais um recital de viola dedilhada no auditório do Conservatório.

domingo, 8 de maio de 2011

Grupo Raízes de Coimbra na visita guiada ao Museu Académico, efectuada ontem. Foram Rui Pato (v), Octávio Sérgio (g), Alcides Freixo (g) e Humberto Matias (v). A cantar estiveram Rui Lucas, Heitor Lopes e Mário Rovira. Diário de Coimbra de hoje, com foto de Carlos Araújo.

Etiquetas: