sábado, 3 de novembro de 2012

Fado das Lágrimas

Em edição de 17.6.2012 o Blogue Guitarra de Coimbra IV editou a solfa e o texto da composição FADO DAS LÁGRIMAS (Oh! fonte que estás chorando), considerando-o matriz da obra FADO DAS ÁGUIAS (Ó águia que vais tão alta), gravado em 1952 pelo estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra José Afonso. (http://guitarrasdecoimbra2.blogspot.pt/2012/06/fado-das-lagrimas.html)
Face aos dados à data disponíveis, indicava-se como presumível autor da música o cantor e compositor Manassés de Lacerda Ferreira Botelho (1885-1962).
Em comentário à edição, seguido de apresentação de documentos probatórios, o estudioso do Fado, João Pedro, provou com bons argumentos as similitudes musicais entre o Fado das Lágrimas/Fado das Águias (lição de Coimbra) e a melodia de uma composição precedente, o FADO BLACK.
Com efeito, o FADO BLACK, ou FADO JOÃO BLACK, foi composto entre finais do século XIX e inícios do século XX pelo conhecido fadista ativo em Lisboa João Black (1872-1955), vindo referenciado nos inventários de fados publicados por Tinop (1903) e Alberto Pimentel (1904).
Desconhecemos partitura manuscrita ou impressa do FADO BLACK, sabido que foi gravado pelo fadista Alberto Costa no disco de 78 rpm Columbia J 638, em agosto de 1926. Na etiqueta do fonograma consta o nome de “J. Black” como autor da música. Cotejando ambas as composições (a lição lisboeta e a lição conimbricense) constata-se que a primeira parte da melodia é semelhante, donde o concluir-se que o cronologicamente precedente FADO BLACK era conhecido de Manassés de Lacerda e influenciou decisivamente a obra que viria a ficar conhecida em Coimbra por Fado das Lágrimas/Fado das Águias. Face aos factos apurados, fica demonstrado que a música do Fado das Lágrimas deve ser considerada uma variante do Fado João Black, cujo autor é o próprio João Black.

António Manuel Nunes

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Miguel Raposo e Philippe Raposo tocam Fa do tigre, nos Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa deste ano, em Coimbra. Peça da autoria de Miguel Raposo e de homenagem a Otelo Saraiva de Carvalho.
Podemos ler o que foi escrito aquando da apresentação desta peça no Blog Guitarra de Coimbra III. no endereço que se segue:
Penso que a actual apresentação foi ainda mais surpreendente.

terça-feira, 30 de outubro de 2012






Partitura de Ensaio nº 1 de Octávio Sérgio. Execução da peça por Miguel Raposo (g) e Philippe Raposo (v), nos Encontros de Guitarra Portuguesa deste ano, em Coimbra. Neste vídeo também estão as Variações em Dó M de Flávio Rodrigues.