sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

 Variações em Ré menor de Artur Paredes, por António Portugal, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a 11 de Abril de 1985. Foi acompanhado por António Brojo em guitarra e, nas violas, estiveram Rui Pato, Aurélio Reis e Luís Filipe.
Vídeo tratado por Jorge Limpo Serra.

Etiquetas:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exposição de Guitarras de Coimbra






Exposição de Guitarras de Coimbra no edifício Chiado, em Coimbra. Abriu a exposição a Vice-Presidente da Câmara, Maria José Azevedo Santos, com a Diretora do Museu, Berta Duarte. As fotos são de Álvaro Aroso.
Deu uma contribuição Musical o Grupo Verdes Anos, com Luís Barroso (g), Luís Carlos (v) e João Farinha (c). Foram ainda chamados para cantar, Luís Alcoforado e José Miguel Baptista.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011














Aniversário de Castro Madeira comemorado em Sangalhos, nas Caves do Freixo, no passado dia 12.
Estiveram Jorge Rino (v), Carlos Teixeira (v,c), Paulo Alão (v), José Paulo (g,c), Octávio Sérgio (g), José Rodrigues Rocha (g), Castro Madeira (c), Paulo Sampaio (c) e ainda os convidados André Madeira, ilustre guitarrista clássico que nos presenteou com dois números e Paulo Sucena, ex-Presidente da Fenprof.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Expo Guitarras de Coimbra

       O Município de Coimbra inaugura, na próxima quarta-feira (dia 16), às 21h00, no Museu Municipal – Edifício Chiado, a exposição “Guitarras de Coimbra”, ocasião que contará com um breve apontamento musical pelo Grupo de Fados Verdes Anos.
A exposição pretende, ainda que de forma modesta, prestar um tributo aos mais relevantes guitarristas e guitarreiros que, entre os meados do século XIX e a década de 70 do século XX, contribuíram, com devoção, esforço e maestria, para o reconhecimento e projecção da Guitarra de Coimbra.
Inclui a apresentação, inédita, de uma parte do espólio da oficina de Raul Simões, o último violeiro de Coimbra, adquirido nos anos 80 do século passado aos seus herdeiros pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o extinto IPPC e posteriormente estudado pelo Museu Nacional de Etnologia.
A exposição é o resultado da partilha de conhecimento e cedência de documentação e guitarras por parte de outras entidades/pessoas que colaboraram com a Divisão de Museologia do Município, tendo em vista a exposição que agora fica à disposição do público, designadamente, a Universidade de Coimbra, através do Museu Académico, a TC – Turismo de Coimbra E.M. e o guitarrista Jorge Gomes.
A memória de Carlos Paredes é, também, nesta ocasião, de novo evocada, pelo generoso legado com que honrou a cidade, e que agora é, de novo, exposto no Museu Municipal – Edifício Chiado e porque a 16 de Fevereiro se assinala o aniversário do nascimento do mestre da guitarra, nascido a 16 de Fevereiro de 1925, em Coimbra.
A exposição estará patente até ao dia 25 de Junho de 2011.