sábado, 15 de setembro de 2012



Homenagem a José Afonso promovida pelo Coro dos Antigos Orfeonistas, a que se associou o Cordis.

Venho lembrar-vos que o espetáculo CORDIS & Convidados, inserido no Festival José Afonso, está a aproximar-se! É já no próximo dia 28 de setembro, pelas 21,30h, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra!
Neste concerto, vamos ter a participação de muitos músicos convidados que nos ajudarão a fazer brilhar a herança musical do grande ZECA AFONSO! Prometemos, assim, uma noite de piano & guitarra portuguesa, conduzida pelo CORDIS e seus convidados através do universo de Paredes e Zeca, com paragens em portos improváveis ... esperamos que seja do agrado de todos!
 
http://www.cm-coimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1847&Itemid=208
 
Os bilhetes estão à venda na bilheteira do TAGV - (+351) 239 855 630 - e têm os seguintes preços:

Bilhete normal: 5€
Bilhete de estudante: 2,5€

Os músicos que temos a honra de convidar:

Luís Formiga (bateria), Luís Oliveira (contrabaixo), Edjam (sax & flauta), Vasco Alves (cello solo), João Gentil (acordeão & acordina),
Quarteto de Cordas da OCC, Sofia Vitória (voz), Ana Sofia Varela (voz), Cuca Roseta (voz) e Nuno Silva (voz)

Paulo Figueiredo

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Paradela de Oliveira cantando com João Bagão na guitarra. Foto enviada por José Daniel Soares Ferreira.
Comentário de Armando Luís de Carvalho Homem:
  • O viola é Arménio Silva.
  • Esta foto - ou outra parecida - terá sido pela primeira vez publicada no livro de Ernesto Veiga de Oliveira, Instrumentos musicias populares portugueses, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1966 (reed. 1982).

Rui Pato

Rui Pato vai estar em Mira no próximo sábado, para a apresentação do livro "Provas de contacto", do projeto "Amigos maiores que o pensamento". Diário de Coimbra de hoje.

Guitarra e Fado em destaque no Diário de Coimbra de hoje.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012





Partitura de "Estudo em Ré m" de Octávio Sérgio.

domingo, 9 de setembro de 2012

Estive no Funchal em férias, como aliás faço anualmente por motivos familiares e eis que desta vez tive uma surpresa quando passei pela rua dos Murças. Como sabe, trata-se da rua onde nasceu e viveu na sua juventude o Dr. Edmundo de Bettencourt.
A casa no nº 49, antes fechada e semi-abandonada, tinha uma plaquinha alusiva ao facto de lá ter nascido e vivido o ilustre Bettencourt. Acontece que num dos muitos actos de - suposta - reabilitação urbana, a casa, assim como a casa ao lado, foram, ao que me parece, demolidas, aproveitando-se o espaço de ambas para criar uma espécie de edificio de escritórios. 
Talvez noutro país de memória mais lúcida para com os seus mais ilustres cidadãos, a casa fosse um museu ou outro tipo de local de promoção de cultura. Aqui deu-se o típico exemplo do desleixo das autoridades e o rapinanço dos especuladores imobiliários. Neste momento o que existe, no agora número 53 é o que a foto mostra. Do Bettencourt não restou nem a tal plaquinha alusiva à sua passagem por aquele local. Ao que me parece, Bettencourt era pouco dado a "aparecer". O destino fez-lhe a vontade todos estes anos depois. Agora, para se saber da sua passagem por aquelas bandas, só mesmo lendo "No rasto de Edmundo Bettencourt", livro do Dr. António Manuel Nunes, que nunca tanto fez juz ao título.

Jorge Machado