quarta-feira, 25 de julho de 2012













Almoço, hoje, em casa do Humberto Matias. O cozinheiro foi o António Andias. A garoupa ficou uma delícia. Victor Nunes, depois do repasto, cantou uns fados a condizer com o vinho! O Andias deliciou-nos com algumas guitarradas tão boas como a garoupa, e assim se passou uma tarde agradável. 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

"A Vida dos Sons": deseja-se menos cinzenta e mais multicolor (IV)

A edição do programa "A Vida dos Sons" (http://www.rtp.pt/programa/episodios/radio/p4688)
 relativa ao ano de 1971 foi menos pobre – há que reconhecê-lo – no que à vertente cultural diz respeito.
(Apenas coloco aqui alguns excertos do que Álvaro José Ferreira escreveu. Pode ver o texto completo no link que se segue, assim como ouvir todas as músicas e ver filmes do YouTube:
 http://nossaradio.blogspot.pt/2012/07/a-vida-dos-sons-deseja-se-menos.html )

Falecimento do actor António Silva; de origem humilde, começou a trabalhar com marçano (numa retrosaria e numa drogaria) ao mesmo tempo que fazia o Curso Geral do Comércio; atraído pelo teatro, integrou vários grupos amadores até se estrear como profissional (1910) na Companhia Alves da Silva desempenhando um pequeno papel na peça "O Novo Cristo", de Leon Tolstoi, levada à cena no Teatro da Rua dos Condes; com a Companhia António de Sousa fez uma prolongada digressão ao Brasil onde participou em três filmes, hoje perdidos – "Ubirajara" (1919), "Convém Martelar" (1920) e "Coração de Gaúcho" (1920); de regresso a Portugal é contratado pela Companhia Satanella-Amarante e transforma-se numa das mais populares vedetas do teatro ligeiro, fazendo rir multidões no Parque Mayer; aí o vai buscar Cottinelli Telmo para fazer de alfaiate Caetano (pai da costureirinha Beatriz Costa) em "A Canção de Lisboa" (1933), filme que estabelece as bases da chamada "comédia à portuguesa"; o seu talento para encarnar, com inimitável sentido histriónico, figuras arquetípicas da pequena burguesia lisboeta está bem patente em vários filmes ainda hoje muito populares, como: "O Pátio das Cantigas" (1942) [>> YouTube], "O Costa do Castelo" (1943) [>>YouTube], "A Menina da Rádio" (1944) [>> YouTube], "A Vizinha do Lado" (1945) [>> YouTube], "O Leão da Estrela" (1947) [>> YouTube], "Fado, História d'uma Cantadeira" (1947) [>> YouTube]e "O Grande Elias" (1950) [>> YouTube];

Edição do álbum "Cantigas do Maio", de José Afonso; «O mais histórico e o mais referencial de todos os discos da música popular portuguesa. Gravado no Strawberry Studio, de Michel Magne, em Herouville (França), entre 11 de Outubro e 4 de Novembro de 1971, com arranjos e direcção musical a cargo de José Mário Branco, este disco assinala a primeira viragem de fundo na revolução musical iniciada por Zeca uma dúzia de anos antes. O tratamento instrumental de cada tema, a beleza poética e a subversão temática atingem aqui um nível nunca anteriormente possível. E, uma vez mais, Zeca recusa a facilidade, incluindo canções onde o surreal é já assumido na sua totalidade (para desespero da direita e de uma certa esquerda, que insistia na necessidade de uma "definição clara" de Zeca, à luz do "socialismo científico") como "Ronda das Mafarricas" [>> YouTube] ou "Senhor Arcanjo" [>> YouTube], a par de belíssimos temas de inspiração popular, como "Maio, Maduro Maio" [>> YouTube], "Milho Verde" [>> YouTube], "A Mulher da Erva" [>> YouTube] ou "Cantigas do Maio" [>> YouTube] e de óbvios cantos de resistência, como o "Cantar Alentejano" [>> YouTube], dedicado a Catarina Eufémia, camponesa assassinada pela GNR, ou "Coro da Primavera" [>>YouTube]. Gravado num tempo recorde e contando apenas com as participações de meia-dúzia de músicos (Carlos Correia, Michel Delaporte, Christian Padovan, Tony Branis, Jacques Granier e Francisco Fanhais, além de, naturalmente, José Mário Branco e Zeca), este disco seria considerado, em 1978, como o melhor de sempre da música popular portuguesa, numa votação organizada pelo "Sete" que contou com a participação de 25 críticos e jornalistas. Um tema, no entanto, bastaria para fazer de "Cantigas do Maio" um marco da história portuguesa: "Grândola, Vila Morena"[>> YouTube] [>>YouTube] [>> YouTube], escolhida em 1974 como senha para o arranque do Movimento dos Capitães, que em 25 de Abril derrubou a ditadura fascista.» (Viriato Teles);
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Edição do álbum "Gente de Aqui e de Agora", de Adriano Correia de Oliveira; é outro disco fundamental para a emancipação da música popular portuguesa relativamente à balada com simples acompanhamento à viola, pela maior sofisticação dos arranjos com o recurso a múltiplos instrumentos e, por vezes, a orquestra; os arranjos foram repartidos por Rui Ressureição, Thilo Krasmann, José Calvário e José Niza, que assina a totalidade das composições para os dez poemas do alinhamento: dois do galego Manuel Curros Enríquez ("Emigração" [>>

YouTube] e "Para Rosalía"), dois de Manuel Alegre ("E Alegre se Fez Triste" [>> YouTube] e "Canção Tão Simples" [>> YouTube]), um do Conde de Monsaraz ("O Senhor Morgado" [>> YouTube]), um de Fernando Miguel Bernardes ("Cana Verde" [>> YouTube]), um de Raul de Carvalho ("A Vila de Alvito"), um de Luís de Andrade Pignatelli ("Cantiga de Amigo" [>> YouTube]), um de António Ferreira Guedes ("Roseira Brava" [>> YouTube]) e um de António Aleixo ("História do Quadrilheiro Manuel Domingos Louzeiro" [>> YouTube]);
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Edição do álbum "Movimento Perpétuo", de Carlos Paredes; sequência lógica do LP "Guitarra Portuguesa" (1967), neste álbum o músico apresenta-se ainda mais inspirado e arrebatador; como escreveu Mário Correia, «é um Carlos Paredes demolidor das nossas veias, revolvendo-nos as entranhas de povo colectivo emergindo das cordas da guitarra, aquele que anima este "Movimento Perpétuo"»; o acompanhamento é na viola de Fernando Alvim, surgindo em "Mudar de Vida" (Tema [>> YouTube] e Música de Fundo [>> YouTube] do filme homónimo realizado por Paulo Rocha) a flauta de Tiago Velez; aos outros temas todos da autoria de Carlos Paredes – "Movimento Perpétuo" [>> YouTube], "Variações em Ré menor" [>> YouTube], "Danças Portuguesas N.º 2" [>> YouTube], "Variações em Mi menor" [>> YouTube], "Fantasia N.º 2" [>> YouTube], "Variações sobre uma Dança Popular", "António Marinheiro" (tema da peça de Bernardo Santareno) [>> YouTube] e "Canção" [>> YouTube] –,o guitarrista adicionou "Valsa" [>> YouTube] composta pelo seu avô paterno, Gonçalo Paredes; 

Álvaro José Ferreira

“VAMOS FALAR SOBRE A COIMBRA ACTUAL”


CICLO DE TERTÚLIAS DE VERÃO NA BRASILEIRA
NO ÂMBITO DO APOIO DA CANDIDATURA DE COIMBRA
A PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE

 
Objectivos: Numa cidade em que o conhecimento e o debate de ideias fazem parte intrínseca da sua razão de ser e consequentemente do seu Património Imaterial, as Tertúlias deverão voltar a constituir um espaço importante na dinâmica do presente e na construção do futuro de Coimbra.

Nesta fase de apreciação da Candidatura de Coimbra a Património Mundial da Humanidade considera-se particularmente oportuno relançar, de uma forma estruturada e em moldes contemporâneos, as celebres Tertúlias na Brasileira, uma das mais famosas.

Em que consiste: Realização de um Ciclo de Tertulias durante o Verão, em que se debaterão diferentes Temas,  de importância relevante para a vida da Cidade. A cidadania, a modernidade e as soluções para o quotidiano serão temas recorrentes.

Destinatários: Toda a população de Coimbra em geral. Comerciantes, gestores de marca, donos de cafés e restaurantes, hoteleiros, agentes de turismo, pequenos e médios empresários, profissões liberais, comunicação social, mas também professores, estudantes, intelectuais e todos aqueles que pretendem uma Coimbra melhor, mais dinâmica, interveniente e capaz de responder aos desafios que se lhe colocam. Não serão esquecidos os antigos componentes das Tertúlias da Brasileira, de algumas décadas atrás

Metodologia e Formato: 1) Apresentação da Tertúlia e dos oradores convidados 2) Evocação do que eram as Tertúlias na Brasileira, sempre que possível por um componente das Tertúlias de então 3) Tema principal da noite por orador convidado, especialmente qualificado 4) Debate alargado a todos os participantes

Local e Ambiente: Todas as Tertúlias serão realizadas no Café “A Brasileira” (Rua Ferreira Borges). Sempre que o tempo o permitir na Esplanada ao ar livre. O cenário imparável da Ferreira Borges será local privilegiado para o debate de ideias franco, agradável e construtivo, enquanto se saboreia uma bebida e se degustam os apetitosos doces ali fabricados.


TERTÚLIAS DE VERÃO NA BRASILEIRA

Programa de Julho



Tertúlia 2: 25 de Julho de 2012 (4ª feira)

Hora/ Local: 21H00 / Esplanada do Café “A Brasileira”

Tema: Programas de apoio à reabilitação do Centro Histórico de Coimbra. Que resultados ao fim de uma década?

Síntese: Qual a melhor solução para dinamizar a  Baixa? Como passar a mensagem de uma Baixa segura? Porque é que a Baixa não vende? Como aproveitar o aumento do fluxo turístico? Como operacionalizar o voluntariado que quer colaborar?

Orador convidado: Sidónio Simões (Gab. Centro Histórico)

Antigo tertuliano da Brasileira convidado: Pedro Olayo

Depois do sucesso da Tertulia 1, com casa cheia, e as intervenções entre outros de F. Seabra Santos, Fernando Regateiro, Sá Furtado, Abilio Hernandez, as Tertúlias da Brasileira prosseguem com a Tertúlia 2 na próxima 4ª feira dia 25:07 pelas 21h conforme Programa em anexo.
A criatividade de Pedro Olayo e o rigor de Sidónio Simões são sinónimo de mais uma Tertúlia de qualidade elevada, desta vez para avaliar a situação do Centro Histórico de Coimbra
Será para nós uma honra poder contar com a V. estimada e simpática presença,
Em meu nome pessoal e do Lions Clube de Coimbra receba os nosso melhores cumprimentos
Coordenador do Projecto Lions

Helder Rodrigues