sexta-feira, 22 de abril de 2011



Pedro Couceiro, aqui com nove anos, a cantar "Mondego", no Castelo de S. Jorge, acompanhado pelo pai, Carlos Couceiro (g), por Frias Gonçalves (g), Francisco de Vasconcelos (g), Ferreira Alves (v) e Carlos Figueiredo (v). Este vídeo já esteve no Blog II, mas deixou de estar disponível por a conta do youtube associada ao vídeo ter sido cancelada, segundo lá diz (11 de Janeiro de 2009). Agora foi-me enviado por António Manuel Nunes.

Etiquetas:





Interpretação de peças em Guitarra Inglesa. Vídeos enviados por António Manuel Nunes.

Etiquetas:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Festival Cantar Abril 2011


À terceira edição do Festival Cantar Abril concorreram um total de 46 concorrentes que apresentaram 79 temas chegados de todo o país.
O júri deste Festival é constituído por José Manuel David, em representação da Câmara Municipal de Almada, Samuel, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, João Afonso, que representa a GDA- Gestão dos Direitos dos Artistas e ainda a título individual Amélia Muge e André Santos, um jovem músico e compositor do concelho.

Depois das meias-finais, realizadas a 15 e 16 de Abril, o júri seleccionou 5 canções na modalidade de Recriação de Canções da Resistência e 5 na modalidade de criação de Canções de Liberdade, que se apresentarão no dia 30 de Abril no Teatro Municipal de Almada.
Na final, além da actuação dos concorrentes, haverá um espectáculo de Domingos António Gomes. O espectáculo tem entrada livre sujeita a lotação da sala e mediante levantamento de bilhete.
Temas que se apresentarão na Final:
Recriação de Canções da Resistência
Tema - "SENHOR MARQUÊS", Sérgio Godinho Autor e Intérprete - Miguel Calhaz, Sertã
Tema - "AS CANSEIRAS DESTA VIDA", José Mário Branco Autor e intérprete - Tiago Pereira, Almada
Tema - "BALADA DE OUTONO", José Afonso  Autores e intérpretes - Grupo SuestArte, Faro
Tema - "MADRUGADA", José Luís Tinoco Autores e intérpretes - Nuno do Ó, Évora
Tema - "De SAL DE LINGUAGEM FEITA", José Afonso Autor e Intérprete - EnsembleVOCT, Setúbal
 
Criação de Canções da Liberdade
Tema - "A MEDIOCRIDADE"Autores e Intérpretes - Banda HAJASAÚDE, Portimão
Tema - "ESTAS PALAVRAS" Autor e intérprete - Miguel Calhaz, Sertã
Tema - "CANÇÃO ATREVIDA" Autor - António José Xavier Ferreira Interpretação - Porte Pago, Montemor-o-Novo
Tema - "PÁRA, OLHA, ESCUTA E AVANÇA" Autores e Intérpretes - Rogério Charraz, Mem-Martins
Tema - "LIVRE É A PALAVRA" Autor - Fernando Dias Marques Interpretação - Fernando Marques Ensemble

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chamaram-me Cigano



Chamaram-me um dia
Cigano e maltês
Menino, não és boa rês
Abri uma cova
Na terra mais funda
Fiz dela
A minha sepultura
Entrei numa gruta
Matei um tritão
Mas tive
O diabo na mão

Havia um comboio
Já pronto a largar
E vi
O diabo a tentar
Pedi-lhe um cruzado
Fiquei logo ali
Num leito
De penas dormi
Puseram-me a ferros
Soltaram o cão
Mas tive o diabo na mão

Voltei de charola
De cilha e arnês
Amigo, vem cá
Outra vez
Subi uma escada
Ganhei dinheirama
Senhor D. Fulano Marquês
Perdi na roleta
Ganhei ao gamão
Mas tive
O diabo na mão

Ao dar uma volta
Caí no lancil
E veio
O diabo a ganir
Nadavam piranhas
Na lagoa escura
Tamanhas
Que nunca tal vi
Limpei a viseira
Peguei no arpão
Mas tive
O diabo na mão

Para ver depois do Telejornal no Canal 1, nos dias 24, 25 e 26 de Abril. A qualidade é garantida pelo seu realizador, o meu amigo Joaquim Vieira. Isto é apenas um fragmento para promoção.
Rui Pato

José Afonso numa das suas baladas iniciais, acompanhado, como era habitual, pela mestria de Rui Pato.

segunda-feira, 18 de abril de 2011


Elis Regina canta "Os Argonautas" de Caetano Veloso. Apreciem os trajes dos músicos! Alguém sabe quem são? Vídeo enviado por José Paulo.

Comentário de Joaquim Pinho:
No programa SEXTA NOBRE da TV Globo, talvez 1971 ou 72 -- Guitarristas, então os que trabalhavam numa casa de fados do Rio, da Maria Alcina(?) ou alunos do Manuel Marques, da Casa de Portugal em S. Paulo - o mais provável, pelo tipo de bigodes usados! Lá por estarem de capa, não significa que estivessem ligados a Coimbra -- deram um fundo cénico melhor! -- e pelo "tocar" é lisboeta...pena não apresentar um grande plano das volutas -- eram diferentes as guitarras portuguesas feitas no Brasil pela Giannini - então na Rua Voluntários da Pátria em S. Paulo e outras...

Não aconteceu, mas gostaríamos que tivesse acontecido

A PRIMEIRA CARTA OCIDENTAL DAS CIDADES DAS SERENATAS

Prevê-se que esteja concluída e pronta para assinatura em Setembro de 2011 a primeira Carta das Cidades das Serenatas, que numa primeira fase colocará em rede a Cidade de Coimbra (Portugal), a Cidade de Conservatória (Brasil) e a Cidade de Nápoles (Itália).

O projecto contempla um conjunto de parcerias estratégicas em campos como o turismo, as artes tradicionais, programas de investigação entre as universidades de Coimbra, Frederico II di Napoli e Federal do Rio de Janeiro, a federação de municípios, a circulação de investigadores e grupos musicais, a reedição de fontes (sonoras, música impressa, iconográficas, orais) e a sua disponibilização em rede, a dinamização de estruturas museológicas virtuais e a promoção anual de encontros de tocadores, cantores e estudiosos.

Trata-se de um projecto muito ambicioso, cuja primeira fase será concretizada entre 2011-2015, que envolve a assinatura de protocolos, a concepção e validação de um programa conjunto, a revalorização dos centros históricos numa perspectiva ecológica-sonora, a partilha democrática de saberes e de fontes até agora inacessíveis, o respeito pelas especificidades de cada uma das três paisagens sonoras envolvidas e a dinamização de iniciativas formativo-educativas sob o alto patrocínio da Unesco.

O Ministério da Cultura da República Portuguesa apoiará o projecto com uma verba de 500.000 euros, cabendo as restantes fatias aos governos regionais onde se inscrevem as outras duas cidades parceiras.

Convocados pela Universidade de Coimbra e pelo Município de Coimbra, os mecenas da Região Centro mostraram desde o primeiro momento a sua disponibilidade e entusiasmo, confirmando aliás o elevado sentido cívico que já patentearam em iniciativas culturais semelhantes levadas a cabo nos últimos vinte anos.

Da parte dos investigadores do quadro da Universidade de Coimbra, que sempre consideram a Canção de Coimbra como objecto cientificamente digno, os sinais de adesão deixam antever a produção de um trabalho pautado por níveis de excelência.

Segundo o porta-voz da legação napolitana que hoje esteve reunido em Coimbra, o programa previsto para Setembro promete. São consensuais entre as partes signatárias:
-um congresso internacional sobre serenatas e cultura serenateira em Portugal, Brasil e Itália, que contará com os contributos dos mais reputados especialistas universitários dos três países nas áreas da etnomusicologia, sociologia e história;
-uma aula prática numa oficina de construção de cordofones com registo videográfico de testemunhos alavancados nas artes tradicionais de violaria;
-a produção de um disco conjunto onde cada uma das três cidades envolvidas poderá registar até cinco faixas de composições que melhor documentam as respectivas identidades sonoras;
-uma noite integralmente dedicada ao desfile de formações vocais e instrumentais no centro histórico de Coimbra com presença de formações oriundas do Brasil, Coimbra e Napóles.

Em 2016, no final do primeiro ciclo, prevê-se que esteja em pleno funcionamento a Rede Museal das Cidades das Serenatas e editados os volumes de actas de todos os encontros anuais, que se tenha procedido ao estudo e reedição de 30% dos reportórios e fontes dos séculos XIX e XX, que se tenham dinamizado níveis mínimos comuns de iniciativas culturais e escolares e que se tenham discutido e editado pelo menos três teses académicas sobre a paisagem sonora de cada uma das três cidades parceiras.

Podia ser verdade? Mas não é! Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!

António M. Nunes
18Abril2011
















Grupo de Águeda em Barrô, no passado sábado, conjuntamente com o Grupo de Fado de Lisboa. Estiveram Carlos Teixeira (v,c), Octávio Sérgio (g), José Paulo (g,c), José Rodrigues Rocha (g), Jorge Rino (v), Castro Madeira (c),  Francisco Dias (g), Victor Morgado (v) e José Guerreiro (c).
No convívio final e a assistir ao espectáculo, fomos honrados com a presença de António Andias.

Etiquetas:

domingo, 17 de abril de 2011

Encontro de Gerações do Bairro Norton de Matos: NOTÍCIAS DE COIMBRA

Encontro de Gerações do Bairro Norton de Matos: NOTÍCIAS DE COIMBRA:
"EXPOSIÇÃO DE GUITARRAS DE COIMBRA"
MUSEU DO CHIADO