sábado, 18 de fevereiro de 2012

O "Tempo de Homenagem a António Portugal e António Pinho Brojo", uma iniciativa do Grupo de Fados do ISEP, estará em itinerância por terras de Idanha-a-Nova.
A exposição fotográfica e filme documentário estarão patentes na Escola Superior de Gestão (Idanha-a-Nova) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 20 a 29 de Fevereiro.
O espectáculo de apresentação será dia no dia 25, pelas 21h30m.

Pelo Grupo de Fados do ISEP,

João Rocha Pinto

(Magister | Responsável)
(+351) 91 744 81 73

www.gfadosisep.com
www.facebook.com/gfadosisep

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Flávio Pinho vai editar o "Cancioneiro Musical de Penha Garcia".
Pode ler mais em:  http://www.portugal-on-line.com/t1642-o-cancioneiro-musical-de-penha-garcia-por-flavio-pinho

MIRA, CAPITAL DA LIBERDADE EM ABRIL

"ABRIL, LEMBRANÇAS MIL"
MIRA, 23, 24, 25, 27, 28 e 30 DE ABRIL 2012

PROGRAMA PROVISÓRIO DA INICIATIVA (alargado e com horários)

DIAS 23 E 24 - DE MANHÃ E À TARDE - PROJECÇÃO DO FILME "SE A MEMÓRIA EXISTE", DE JOÃO BOTELHO, BASEADO NUM CONTO INFANTIL DE MANUEL ANTÓNIO PINA, COM LEITURA DE CAPITÃES DE ABRIL, NA EB DE MIRA; 20H00 - INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ALUSIVA AO 25 DE ABRIL E A ZECA AFONSO E ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA, NA EB DE MIRA; 20H30 - TERTÚLIA "CONVERSAS AO BORRALHO", COM HELENA PATO E MÁRIO TOMÉ, NA BIBLIOTECA ESCOLAR DA EB DE MIRA.
DIA 25-11H00 - LARGADA DE POMBOS E MÚSICA, NO JARDIM MUNICIPAL; 15H00 - TERTÚLIA "AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU" COM MANUEL MATOS E ASSOCIAÇÃO CÍVICA JOSÉ ESTÊVÃO, NO CAFÉ ALIANÇA..
DIA 27 - 21H30 - INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE ANA MARIA REIGOTA, FERNANDA BAPTISTA, MARIA DO CÉU MORGADO E ZÉLIS MORAIS, NO CAFÉ ALIANÇA.
DIA 28 - 15H30 - SESSÃO SOLENE SOBRE O 25 DE ABRIL, ZECA AFONSO E ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA NO SALÃO NOBRE DA CÂMARA MUNICIPAL; 16H30 - HOMENAGEM A ZECA AFONSO E ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA, COM PALAVRAS, MÚSICA E CANÇÕES, NA CASA DO POVO.
DIA 30 - 21H00 – CANÇÕES DE ABRIL, NO CAFÉ ALIANÇA.

INICIATIVA CONJUNTA DO PROJECTO CULTURA E CIDADANIA, DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA EB DE MIRA, DA ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO, DO PROJECTO AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO, DA CÂMARA MUNICIPAL DE MIRA, DO CLUBE LITERÁRIO DE MIRA, DA OFICINA LITERÁRIA ESCRITA E COMBATE E DE OUTRAS ENTIDADES LOCAIS, REGIONAIS E NACIONAIS.

António Veríssimo


Maria do Ceo em Sancristán de Coimbra.
Há que esclarecer - que é uma Canção - muito POPULAR - na Galiza e é o Fado Hilário, conforme a época em que o Hilário, (a letra é dele) foi cantar a Vigo em 1895 -então algumas Canções de Coimbra tinham estribilho --- O mar também é casado... também faz parte do folclore da Póvoa de Varzim e é letra do Hilário, publicada em vida.
Há uma versão da Pilocha com 2 letras simultâneas, tal como outras Galegas -- ex O Voso Galo.. .
Joaquim Pinho

Etiquetas:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Associação Académica de Coimbra vai evocar José Afonso e a sua obra. Diário de Coimbra de hoje. Texto e foto de José João Ribeiro.

Etiquetas:

Inauguração de BE Fado Coimbra. Atuação de Janita Salomé, logo à noite pelas 22 horas.
Diário de Coimbra de hoje. Rosette Marques escreveu o texto da inauguração e Figueiredo tirou as respetivas fotos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quinta-feira, dia 16, concerto de Luisa Amaro. Uma hora antes, às 18.30, inaugura a exposição "Guitarra com génio", também nos Recreios da Amadora. Vida e obra de Carlos Paredes em exibição até dia 11 de março.
Miguel Gouveia

Um casamento tem mais encanto com...a Verdes Anos!
O Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra Verdes Anos foi constituído em 1996 nos corredores da Associação Académica de Coimbra. Este grupo de fados para casamentos atingiu a formação actual em 1998 e desde então multiplicaram-se as actuações no país e no estrangeiro. A dinâmica crescente de actuações e a procura de satisfazer um público cada vez mais exigente, que acompanha o trajecto deste grupo de música para casamentos e outros eventos, obriga que se procure diversificar a oferta cultural com espectáculos para casamentos, temáticos, de homenagem ou que evidenciem o contributo do grupo para o espólio do fado ou canção de Coimbra. Um casamento com os Verdes Anos tem mais encanto enquanto se está e se ouve e não na hora da despedida.
Verdes anos - Fado de Coimbra

dados de interesse

Para além da divulgação da guitarra portuguesa e do Fado em casamentos e espectáculos, os Verdes Anos vêm, desde há vários anos, desenvolvendo o compromisso com a música através do ensino da Guitarra Portuguesa e da Guitarra Clássica. Este ano fazemos a divulgação online das aulas de Guitarra dadas pelos elementos dos Verdes Anos em Coimbra e no Algarve.

    a destacar
    O Fado é a expressão portuguesa actualmente mais difundida no mundo. O Fado de Coimbra é a canção de Coimbra. A Coimbra de Antero de Quental, de Eça de Queiroz, de Guerra Junqueiro, de António Nobre, de Aristides de Sousa Mendes, de Miguel Torga, de Eugénio de Andrade e de tantos outros...Com este grupo de música para casamentos faça-o seu também!
    Localização: Coimbra, Portugal.
    Curioso este texto tirado da internet e enviado por Joaquim Pinho.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Centro Cultural do Fado abre em Coimbra

Intimamente ligado à cidade e às tradições académicas, o Fado de Coimbra tem as suas origens nos estudantes que, à noite nas ruas, quase às escuras; cantavam as serenatas acompanhados à guitarra portuguesa e à viola. Ainda hoje se mantém a tradição e o Fado de Coimbra é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje académico composto por calças e batina pretas, cobertas por capa de fazenda de lã igualmente preta.
.
Sérgio Fonseca, gerente e cantor residente do Be Fado, diz-nos que “O Be Fado Coimbra pretende ser um pólo dinamizador do fado, com especial enfoque para o Fado de Coimbra. Este é um espaço aberto ao público de Coimbra e aos turistas, que irá também contribuir para a revitalização diurna e nocturna da baixa”.
.
Aberto das 09:00h às 00:00h, sete dias por semana, o Be Fado Coimbra oferece ao visitante uma loja com exposição e venda permanente de artigos relacionados com o Fado de Coimbra e com a cidade, um café concerto com três actuações diárias de grupos e cantores de fado, uma sala com serviço de catering onde serão servidas refeições e também decorrerão outros eventos como lançamento de livros e cd’s; e a quarta valência do espaço será o museu do traje académico. A partir de Abril, este Centro Cultural do Fado estará também dotado de uma esplanada na praça em frente ao edifício.
.
Com inauguração marcada para 14 de Fevereiro, exclusiva para convidados, o Be Fado Coimbra abre as portas ao público no dia seguinte e para 16 de Fevereiro, às 22:00h, está já agendo um concerto com o cantor Janita Salomé.
Enviado por Joaquim Pinho

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais uma Casa de Fados de Coimbra que vai abrir nesta cidade. Sauda-se a iniciativa. Diário de Coimbra de hoje.

Licenciatura em guitarra portuguesa, numa escola de Castelo Branco. Diário de Coimbra de hoje. 

ENSAIO nº 1


Hugo Paiva de Carvalho toca "Ensaio nº 1" de Octávio Sérgio.

Etiquetas:

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cifras de Fados de Coimbra

Neste site enviado por Joaquim Pinho, encontram as cifras dos tons do acompanhamento de muitos fados de Coimbra. O trabalho está muito bem apresentado. Concerteza que será uma boa ajuda para alguns. Poderá não se concordar com algumas soluções encontradas! Será normal.

http://www.cifras.com.br/fado-de-coimbra

Gomes Alves - Disco







Gomes Alves e o seu último disco. É acompanhado por Ricardo Dias em guitarra e por Luís Ferreirinha em viola. Editora Public-Art de Heinz Frieden.
É um regresso saudável de Fernando Gomes Alves ao canto coimbrão. Lástima foi o tempo que esteve na sombra, esta voz magnífica de um timbre invulgar e de uma interpretação das mais equilibradas na galáxia coimbrã.

Etiquetas: