sábado, 29 de setembro de 2012

José Afonso logo à noite no Teatro Académico Gil Vicente. Diário as Beiras de hoje.

Último espetáculo de homenagem a José Afonso. Diário de Coimbra de hoje.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Romagem à Lapa de Luiz Goes pelo Coro dos Antigos Orfeonistas e Orquestra Clássica do Centro. É solista Nuno Silva e maestro Virgílio Caseiro. O arranjo é de José Firmino.
Enviado por "Tito" Costa Santos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ADEUS LUIZ GOES

Quero deixar aqui uma homenagem a uma voz da Canção de Coimbra que me iluminou, encantando-me, nos tempos da minha juventude académica e que tanto gostava de ouvir então, agora ... e sempre!
E que acabou de nos deixar na mais profunda saudade.
Descansa em Paz.

http://www.youtube.com/watch?v=6St1XdQTyU4&feature=player_detailpage

Eu tinha a graça de Deus
Até que um dia eu te vi
Eu tinha a graça de Deus
Até que um dia eu te vi
Por te amar perdi a Deus
Nasceu outra graça em ti
Eu tinha a graça de Deus
Até que um dia eu te vi.

Levou-te a morte até Deus
E fiquei só com a desgraça
Levou-te a morte até Deus
E fiquei só com a desgraça
Que pecados são os meus
Se não há luz que me dê graça
Levou-te a morte até Deus
E fiquei só com a desgraça.
 
Rui Pereira

Músicos Salatinas


terça-feira, 25 de setembro de 2012

José Afonso vai ser homenageado em Coimbra entre os dias 27 e 29 deste mês. Diário de Coimbra de hoje, com texto de José João Ribeiro e foto de Ferreira Santos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GUINÉ - IMAGENS - Cedidas por ex-Combatentes ou em sites próprios
Informações cedidas por um colaborador do portal UTW
Faleceu no dia 18 de Setembro de 2012 o ex- Alferes Mil.º Médico                                            

Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes
Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes, ex- Alferes Mil.º Médico, nasceu no dia 5 de Janeiro de 1933, em Coimbra, prestou serviço no Comando Territorial Independente da Guiné, integrado na Companhia de Comando e Serviços (CCS) do Batalhão de Caçadores 506, no período de 20 de Setembro de 1963 a 25 de Abril de 1965.
05Jan1933 > 18Set2012
Que a sua Alma repouse em Paz

Nascido em 1933, em Coimbra, Luiz Fernando de Sousa Pires de Goes licenciou-se em Medicina, tendo exercido a profissão de médico dentista em paralelo com a carreira artística. Iniciou-se no fado por influência do tio paterno, Armando Goes, contemporâneo de Edmundo Bettencourt, António Menano, Lucas Junot, Paradela de Oliveira, Almeida d'Eça e Artur Paredes. O cantor Luiz Goes, de 79 anos, uma das referências da canção de Coimbra, morreu hoje em Mafra, nos arredores de Lisboa.

Luiz Goes é uma das referências da Canção de Coimbra

Luiz Goes, 79 anos, falecido hoje em Mafra, vítima de doença prolongada, é uma das referências da Canção de Coimbra, área em que se destacou como poeta, compositor e intérprete.

Sobrinho de Armando Goes, que foi contemporâneo de Edmundo Bettencourt, António Menano, Paradela de Oliveira e Almeida d'Eça, referências da canção de Coimbra nas décadas de 1920 a 1940-50, Luiz Goes começou a cantar aos 14 anos, em público, e gravou o primeiro disco aos 19, a convite de António Brojo.

O médico Camacho Vieira, que foi seu amigo, afirmou à Lusa que "a dimensão artística de Luiz Goes nunca foi devidamente reconhecida".

"Era um cantor de uma invulgar convicção na forma como interpretava as letras, a profundidade que dava às palavras, além da melodiosa voz de grande extensão", afirmou.

O médico referiu ainda "as inúmeras digressões internacionais, nomeadamente um memorável espetáculo que deu nas Nações Unidas, na Suíça".

Luiz Goes apontado como "menino prodígio", cantou acompanhado por Artur Paredes, e mais tarde, gravou acompanhado por António Portugal e José Afonso, que foram seus colegas de liceu em Coimbra, onde nasceu a 05 de janeiro de 1933.

Integrou o Orfeão de Coimbra, na categoria de barítono solista, tendo percorrido o Brasil integrado neste agrupamento. Participou aliás noutras formações académicas, nomeadamente o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, assim como na Tuna e no Coral da Faculdade de Letras.

Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, em 1958, tendo nesta década formado o Coimbra Quintet, com os instrumentistas António Portugal, Jorge Godinho, Manuel Pepe e Levy Batista.

O disco "Serenata de Coimbra", que gravou em 1957, é "um dos álbuns mais vendidos da música portuguesa, em Portugal e no estrangeiro, contando com mais de 15 edições com capas diferentes", contou à Lusa o músico Manuel Alegre Portugal, também seu amigo.

Na ocasião, recordou Manuel Alegre Portugal, Luiz Goes recebeu um convite da discográfica Philips, que recusou, "tendo afirmado que queria antes terminar o curso".

Recrutado para o serviço militar, tendo sido destacado para a Guiné-Bissau no contexto da guerra colonial, terminou a aventura do Coimbra Quintet. Quando regressou, em 1966, Luiz Goes fixou residência em Lisboa, onde exerceu a profissão de Estomatologista até à reforma em 2003.

Em 2002, celebrou o 50. aniversário da carreira artística, tendo a discográfica EMI Music -- Valentim de Carvalho publicado a obra integral numa edição intitulada "Canções Para Quem Vier".

Além de ter gravado dezenas de fados, baladas e canções de Coimbra, como autor, Luiz Goes assinou 25 fados e 18 baladas, dos quais se destacam "Fado da Despedida", "Toada Beirã", "Balada da Distância", "Canção do Regresso", "Homem Só", "Meu Irmão", "Romagem à Lapa", "É Preciso Acreditar", entre muitos outros.

Luiz Goes é considerado um dos artistas portugueses mais internacionais. Entre as muitas digressões à Europa, África e Américas, destacam-se as suas atuações no Congresso da Cultura da Língua Portuguesa na Universidade de Georgetown, em Washington D.C., no aniversário das Nações Unidas, na Suíça, e na homenagem a Beethoven, na Áustria.

Participou em vários programas da RTP e também nas televisões do Brasil, Espanha, França, Suécia, Áustria, Estados Unidos e África do Sul.

No período anterior ao 25 de Abril de 1974, militou na oposição à ditadura de António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano.

A Lusa, numa entrevista realizada em 2003, contou que muitas das canções que compunha "continham subliminares de oposição ao regime".

Da sua extensa discografia - no início da carreira, ainda gravou em 78 rotações -, refiram-se os álbuns "Coimbra de ontem e de hoje" (1966), "Coimbra do mar e da vida" (1969), "Canções de Amor e de Esperança" (1969) e "Canções para quase Todos" (1983).

Em 1998 foi editada uma biografia sua, "Luiz Goes de Ontem e de Hoje", de autoria de Carlos Carranca.

Defensor da "Canção Coimbrã, da balada, mas não fado", como sublinhou à Lusa, Luiz Goes, foi condecorado com a Ordem do Infante Dom Henrique, grau de Grande Oficial, a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra, a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais e o Prémio Amália Rodrigues 2005, na categoria Fado de Coimbra.
 
«Fado da Despedida», de Luiz Goes
 
Tempos de Coimbra Aula Magna, 1989.
Fado da Despedida: música de Luiz Goes e letra de Conde Veiga. Arr. António Portugal.


Músicos: António Portugal, António Brojo, Rui Pato, Aurélio Reis, Luís Filipe
"Neste vídeo, à esquerda, ao lado do Prof. Brojo, está o Dr. Aurélio Reis que foi chefe da Saúde Militar em Timor (1966-68)." - informação de José Bárbara Branco
 
© UTW online desde 30Mar2006
Portal do UTW: Criado e mantido por um grupo de Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar
 
Enviado por Joaquim Pinho


Missa de 7º dia pelo Dr. Luiz Goes:

2ª pelas 19 h , na Igreja Matriz de Cascais
3ª pelas 19 h na Igreja S. João de Deus em Lisboa- junto da praça de Londres.
3ª pelas 19 h na Sé do Porto, antecedendo um pequeno concerto 18:15h, em homenagem a este, nos claustros da sé.

Relembro que a Academia do Porto, decretou luto académico e estará em peso nesta singela homenagem.
COIMBRA- A confirmar - (desconheço para já alguma iniciativa confirmada mas penso ser na Igreja de St Cruz pelas 19 h igualmente uma missa com o mesmo propósito)

Permitam-me uma breve escrita na manhã em que recebi a notícia triste de um amigo que partia. (desculpem os erros.. é muito extenso para corrigir)

O Dr. Luiz Goes, para além do belíssimo espólio de letras e músicas que nunca se apagará nem esquecerá, e que será certamente um marco e referência na história da música de “matriz Coimbrã” (como ele gostava de chamar), pois nunca o deixaremos esmorecer, cantando e tocando para a eternidade, deixou acima de tudo um testemunho pessoal.

Este, (LG), marcou e pautou a sua vida por uma sempre boa disposição, altruísmo, e num gesto humilde, sempre a agradecer um qualquer convite, quando deveríamos ser nós a agradecer a sua sempre disponibilidade, amabilidade e carinho. Importa pois relembrar não só o seu testemunho enquanto poeta e músico mas acima de tudo pela pessoa que foi.

Estarei na frente desta senda e sempre disponível como ele me ensinou, mas não poderemos deixar esmorecer esta data de reflexão sobre quem foi Luiz Goes, o que é o fado (de Coimbra particularmente, mas distinguir claramente e objetivamente do de Lisboa), sua história, sua evolução, suas particularidades e identidades resultantes de uma mescla, contínua e subtil ou por vezes abrupta mudança, acompanhando os tempos e as músicas a par das culturas ou identidades culturais por vezes tão opostas.

Sem querer fazer uma história ou contar da mesma o que pouco sei, (que outros o farão melhor) sobre o fado de Coimbra, são as raízes populares de tantos estudantes que partindo das suas terras, que fizeram nascer uma nova cultura musical que se eternizou no tempo.

Levaram das suas terras os seus temas e cantigas, ritmos e sonoridades musicais tão díspares quanto o panorama cultural português de então. Estávamos no início de século XX.
Partiam com a dúvida de voltarem a não ser no Natal. Cartas trocadas, essas sim, contam a verdadeira história de “Zeca Afonso” ou de um qualquer estudante em Coimbra até ao terceiro quartel do século XX.
A estação era local de muitas lágrimas de pais que sonhavam um dia ter um filho DOUTOR.
As repúblicas eram a sua casa, as ruas a sua aldeia… e todos juntos, com um trajo igual não denotavam as diferenças entre tão diferentes estudantes.
Um de Mortágua, outro de Famalicão, um pobre outro rico, mas chegavam os dois á estação e trocavam olhares que comprometiam uma vida inteira.

Vozes como Edmundo Bettencourt, Francisco Menano ou António Menano, entre muitos, foram apenas os que primeiro registaram, um certa característica própria da música - O fado - que ás vezes ainda se confundia sem poder dizer fado de Lisboa ou de Coimbra ou do Porto.

Passámos pelas vozes de tenor onde as serenatas “à capela” tornaram célebres os ecos nas paredes de uma velha sé. Mas eram poucos!! Os que cantavam e os que ouviam!
A luz era um só qualquer ponto no céu ou umas tochas a queimar e fazer mexer as sombras das capas que por si já bracejavam na noite.
As serenatas à donzela sob a janela, trinando caixas de madeira que serviam para marcar compassos e fazer qualquer coisa como acordes desafinados para encobrir uma ou outra nota mais surda. O recolher e as formas precisas de dobrar a capa dentro da pasta….
Tantas histórias que atento, ouvia de meus pais
(…)
Uma velha guitarra em forma de coração explicava a letra do Hilário.
A “prima Amélia” ensinava-me temas como “Maria se fores ao baile”, “eu vi a Amélia”, “fado serenata”, ou “meia-noite ao luar”.
A minha mãe recontava histórias que viveu com meu pai em Coimbra. Ouvia o meu pai cantar em velhas gravações numa fita em bobine tão gasta pelo tempo como pelas vezes incontáveis que a fiz girar. Menino d’oiro, samaritana, Sepúlveda e tantos outros…
Na faculdade fugia às quintas para poder cantar em Coimbra, num espaço que já nem encontro, 1910…
(…)
Passaram os anos das serenatas, anos de um Fernando Rolim, mas igualmente de um António Bernardino. Ouviram-se outras vozes, barítonos e outros tantos, baixaram-se os tons, diminuíram os vibratos, aumentaram os portamentos, romperam-se os melismas e a 7ª sílaba tónica.
Aumentou-se a caixa e o braço, dotando o trinar e o vibrato de uma melódica sonoridade inconfundível e que distinguiu de vez o som estridente e barroco do fado lisboeta.
Apareceram os “Paredes”, e os poetas mais eruditos. Cantaram-se os poetas e aos poetas. Fizeram-se poetas e musicaram-se os poemas e os poetas.
Deixaram as quadras e apareceram os tercetos.
Mas algo ainda não temos!! O compasso binário!!, apenas uma ou outra valsa de um António Brojo.
Graças a Deus ou aqueles que ainda, com a saudável (mas contida e sem pretensiosismos) evolução da canção coimbrã, fizeram permanecer a identidade e característica incontornável da nossa canção coimbrã.
 
Chegaram os tempos em que a poesia não foi calada. E com ela se disse o que não poderia ser dito. Chamaram-se nomes com sorriso na voz, enquanto outros discutiam como roubar a fome a quem a tinha de tão pouco restava.
Chegou o “…tempo do amor onduloso”, e numa “elegia”, se narrava a história de um povo e de uma cultura.
Chegaram “Zecas” e “Adrianos” e outros tantos desenganos, que num “tempo breve” se fez ouvir a voz de quem padecia de um olhar real sobre a triste sina portuguesa.
Eram aqueles que partiam, “naquela alegre e clara madrugada”, eram pescadores e vestes pretas de “viúvas sós” que juntamente com o luto de quem cantava na sua voz, as histórias de outros tantos que sofriam e não tinham voz.
 
Chegaram as baladas, as autoestradas. A estação dava lugar aos parques de estacionamento. “Do Choupal até á Lapa” vista apenas pela janela de um táxi que já nem é preto de capa ás costas com as copas no tejadilhos a refletir o verde dos choupos.
A realidade é outra!!. Os tempos e culturas igualmente. Rituais modernos que as pedras velhas não conseguem acompanhar.
O que é velho já não importa. È trôpego e antiquado. As velhas quadras simples são simples demais e desadequadas ao contexto… mas também não se lê mais poesia!! nem sequer se lêem devagar os poemas cantados!!... Que bonitos eles são!!… e afinal, um “Homem só meu irmão”, ou uma “canção pagã”, ou uma “romagem á Lapa” saudosa, de tão contemporânea e atual que é até perigosa se torna!!.
Agora, as tertúlias e os ”copos” deram lugar ao virtuosismo “Paganiniano”…
 
Urge pois recontar a história. Cantar os poetas mas ouvir os avós, Passar o “tempo que não passa” á volta da lareira… e são os poucos resistentes e que ainda a podem contar os mais responsáveis.
São aqueles que viveram as histórias que têm o dever de se fazer ouvir, para que as histórias não se calem e não se inventem outras histórias sobre a história desta história.
Aos vivos, que me contem para eu poder contar…
Aos mortos, que me inspirem para eu poder viver…
E com eles eu possa sentir que a história que ouvi de meus pais não morreu!!!
A ti “meu querido” numa quase herege expressão: “juro e jurarei, cantarei até à morte”!
A ti, Luiz Goes que me deste a honra em te conhecer, que junto do meu pai estarás certamente, “canta, canta amigo canta, ao voo de uma ave ou a um rio”!..
Talvez a Lapa cante e em pedra grave a tua alegria…
Que aqui cantarei sempre por ti.

Nuno Oliveira Montalto

domingo, 23 de setembro de 2012


Artigo de Luís Reis Torgal sobre Luiz Goes. Diário de Coimbra de hoje.