sábado, 28 de janeiro de 2012

Prémio José Afonso 2010

O júri da 23ª edição do Prémio José Afonso, constituído pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora, António Moreira, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo, e por Vanda Santos, Chefe da Divisão de Intervenção Cultural, decidiu – por unanimidade – atribuir o Prémio José Afonso a “Solo II”, de António Pinho Vargas.
O Prémio distinguiu este ano o melhor disco de 2009 que se inserisse dentro das premissas do regulamento. Para esse efeito o júri elaborou uma “short-list” com os que considerou os 11 melhores de entre os mais de 150 discos editados nesse ano.
O júri considerou que o duplo CD “Solo II” representa um ponto alto na carreira de António Pinho Vargas, autor de uma obra ímpar que admite várias influências, entre as quais a de José Afonso (a quem aliás o pianista e compositor homenageia neste disco através da sua visão muito pessoal do tema “Que amor não me engana”).
À qualidade da música junta-se, na opinião do júri, uma produção e gravação extremamente cuidadas, e uma interpretação notável do próprio António Pinho Vargas ao piano.
.
Short-List” – Prémio José Afonso (por ordem alfabética do 1º nome do autor)
.
1. António Pinho Vargas – “Solo II”
2. Danças Ocultas – “Tarab”
3. Dazkarieh – “Hemisférios”
4. Luisa Amaro – “Meditherraneos”
5. Oquestrada – “Tasca Beat”
6. Paulo Soares – “A Guitarra Portuguesa e a Universidade de Coimbra”
7. Pedro Moutinho – “Um copo de sol”
8. Rao Kyao – “Em’Cantado”
9. Ricardo Rocha – “Luminismo”
10. Rodrigo Leão – “Mãe”
11. Teresa Salgueiro – “Matriz”
.

Etiquetas:

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

José Afonso na "BLITZ"



José Afonso na revista BLITZ, nº 68, de Fevereiro de 2012. Um obrigado a Miguel Gouveia que me chamou à atenção do artigo.

Etiquetas:

José Afonso

Após ano e meio de produção, o meu documentário sobre o Zeca Afonso, "Maior que o Pensamento", para o qual tive o prazer de contar com o vosso precioso depoimento, e que está dividido em três partes (Primórdios, Combate e Liberdade), passa na RTP1 nos próximos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro a seguir ao Telejornal (cerca das 21h00). Envio-vos este segmento, que servirá de promoção mas que não fará parte do programa.
 http://www.youtube.com/watch?v=Vkk4d99poC8.

Obrigado a todos e um abraço,

Joaquim Vieira

Enviado por "Tito" Costa Santos.

Etiquetas:

Paulo Alexandre e Octávio Sérgio na oficina de Gilberto Grácio, co Cacém, na tarde de ontem.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cordis vai estar no Teatro Académico Gil Vicente, no dia 11 de Fevereiro, às 21:30h, para um concerto de angariação de fundos. Não faltarão bons momentos acompanhados pelo acordeão do João Gentil, o contrabaixo do Luis Oliveira, a bateria do Luís Formiga e a voz do Nuno silva.

Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do TAGV... No dia do espectáculo, mediante a apresentação de dois bilhetes, será oferecido um CD Cordis2.

A vossa presença é, obviamente, fundamental para o sucesso desta iniciativa...

Bruno Costa

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cordis 2

Aqui fica o link para quem quiser ouvir a entrevista do CORDIS na Antena 1, no passado domingo, dia 22 de Janeiro, no programa VOZES DA LUSOFONIA de Edgar Canelas.
Bruno Costa

918473403
facebook.com/cordispianoeguitarraportuguesa  

domingo, 22 de janeiro de 2012







Grupo Raízes de Coimbra no àCapella, na sexta-feira passada, com Paulo Alexandre, Octávio Sérgio e Alcides Freixo em guitarra, Humberto Matias e Rui Pato em viola e a cantar Heitor Lopes, Mário Rovira e João França. António Ataíde integrou o grupo com baladas de José Afonso, acompanhado por Rui Pato. No final Luís Marques, Luís Ferreirinha, Victor Sá e António Dinis deram o seu contributo. Como novidade, ouviu-se uma voz feminina, Cristina Cruz, da qual não ficou, infelizmente, nenhum registo fotográfico.

Etiquetas: