sábado, 7 de maio de 2011

Excerto do programa sobre José Afonso "Maior que o Pensamento", transmitido pela RTP1, no passado mês de abril. José Afonso canta Saudades de Coimbra, acompanhado por Octávio Sérgio (g) e Durval Moreirinhas (v).

Etiquetas: ,

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aqui vai um velho papel que conservo desde 1964: o programa da Tarde de Arte da Queima das Fitas de 1964.
Conservo-o porque foi nesta tarde , no Teatro Avenida que, pela primeira vez, eu e o Zeca Afonso actuámos para o público de Coimbra.
Mas, passados 47 anos, acho que devo partilhar esta amarelecida recordação, não para comemorar essa efeméride pessoal,  mas sim para que se repare na qualidade de um programa cultural da Queima das Fitas na fase A.C. (antes das cervejeiras). Um concerto de piano pelo Edgar Wilson, cinco peças em guitarra clássica pela grande guitarrista da época no Brasil (Lívia S. Marcos), uma peça de Gil Vicente interpretada pelo TEUC e encenada pelo Paulo Quintela, o Grupo Experimental de Ballet, a peça "O Doido e a Morte" de Raúl Brandão, encenada pelo Jacinto Ramos, etc, etc.

Rui Pato

A Casa de Fados "Fado ao Centro", numa reportagem do Diário as Beiras de hoje, com texto de Lídia Pereira e foto de Gonçalo Manuel Martins.


Fernando Marques enviou-me este vídeo da Serenata Monumental de 1997, em que toca o "Fado Hilário" em Guitarra de Coimbra , acompanhado por Pedro Nunes (g), José Nunes (v) e Manuel João Vaz (v).

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Rui Pato e António Ataíde no Teatro Gil Vicente, a 30 de Abril, numa homenagem a Salgueiro Maia. Vídeo enviado por Álvaro Aroso.






Murta Rebelo enviou-me este programa a realizar na Sala de Convívio já aqui várias vezes referenciada. Luís Plácido e Jorge Tito Mackay vão lá apresentar um espectáculo com Guitarra de Coimbra.

terça-feira, 3 de maio de 2011


Álvaro Aroso e Hugo Filipe Aroso no Teatro Gil Vicente, no passado sábado dia 30 de Abril,  numa homenagem a Salgueiro Maia, organizada pela Associação 25 de Abril.

A Liga dos Amigos do Museu Académico de Coimbra e a visita ao Museu, no próximo sábado. Diário de Coimbra de hoje.
Veja o programa a seguir: http://www.uc.pt/antigos-estudantes

Anthero da Veiga foi novamente homenageado, agora em Arganil, na freguesia de Cerdeira, sua terra natal. Diário as Beiras de hoje, com texto de Lurdes Gonçalves.

segunda-feira, 2 de maio de 2011



Uma visita à Casa de Fados "Fado ao Centro". Um local bem agradável para passar um bom bocado. Nas fotos: Luís Barroso, Octávio Sérgio, João Farinha e Luís Carlos.
f a d o  a o  c e n t r o ® f a d o  e  g u i t a r r a  p o r t u g u e s a
Centro Cultural e Artístico - Casa de Fados
Rua do Quebra Costas nº 7 - Coimbra
Agenciamento Nacional / Reservas: João Farinha (913 236 725) / Luis Barroso (918 651 595)
MSN: fadoaocentro@gmail.com
Mail: fadoaocentro@gmail.com
Web: http://www.fadoaocentro.com/


Fernando Marques enviou-me estas duas fotos da actuação do Fernando Marques Ensemble, no encerramento do Festival Cantar Abril, com o Tema - "LIVRE É A PALAVRA", de sua autoria. Esta peça foi uma das dez finalistas desse festival. Este grupo é composto pelo autor em guitarra de Coimbra, Paulo Larguesa em viola e António Diniz no canto.